sábado, 24 de setembro de 2011

Visita ao Quartel de Bombeiros...


No dia 09/09 nossa turma visitou o Corpo de Bombeiros de Panambi. Quem nos recebeu foi o Soldado Cristiano, muito querido e atencioso.
Chegando lá fomos a uma sala onde ele deu uma pequena palestra sobre fios, extintor de incêndio e botijão a gás.
Após isso, nosso colega  João Vitor virou bombeiro mirim, colocou a roupa e o capacete do Soldado Costa e aprendeu a apagar o fogo com mangueira de verdade.
O Soldado nos mostrou o barco, as vestimentas, os coletes e os caminhões que vieram da Alemanha.
Fomos dar uma voltinha com o caminhão. Ele acendeu o giroflex (luz) e a sirene e foi nos explicando tudo.
O passeio foi super legal, os bombeiros são heróis que estudaram e se prepararam muito para essa profissão.
Autores: Turma 31
 
 
 
 
 

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

E grita junto comigo Viva o Rio Grande do Sul!

Além de conversarmos sobre a cultura gaúcha estivemos durante a semana ouvindo músicas tradicionais só nossas e cantando também. Uma música que a 31 amou e representa bem o apego pelas coisas do nosso Estado foi 'Querência Amada'. Segue o vídeo para a turma acessar e cantar feliz, como felizes cantaram e dançaram no fandango animado do Costa...



quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Semana Farroupilha!

O Gaúcho
O gaúcho usa lenço, chapéu, camisa, bombacha, guaica e bota e o bom gaúcho gosta do seu bom chimarrão, gosta de cavalgar com seu cavalo e sua prenda sempre alegre. A prenda sorri para o gaúcho. O gaúcho na janela olha o sol nascendo e não deixa sua amiga cuia de lado nas madrugadas muito frias com seu aconchegante poncho. Autora: Fernanda


O dia do gaúcho 
É uma data sem igual
Viva, viva
Nosso festival

Gaúcho e prenda
Juntinhos na dança
Churrasco hummm!
É uma festança

O dia do gaúcho
quero comemorar
Venha comigo
Que a festa vai começar!
Autora: Yasmim


Rio Grandense

Gaúcho usa lenço vermelho como seu sangue
Gaúcho toma vinho da parreira do ribeirão
Mas também toma chimarrão!

O gaucho e a prenda a dançar
O gaúcho ama a prenda
A prenda ama o gaúcho
E eu também amo ser gaúcho!
Autores: Dienifer e Samuel


O Estado do Gaúcho

O gaúcho se criou
No Estado do Rio Grande do Sul
A prenda é como o gaúcho,
só muda a roupa, mas também é gaúcha
Ela tem vestido e sapato
O gaúcho gosta de tomar chimarrão
comer carreteiro e carne
Ele usa bombacha, bota, camisa, lemço, guaiaca e chapéu
Mora nos campos e anda a cavalo
Viva o Rio Grande Gaúcho
Autores: Felipe e Vinicius

A história do gaúcho

No Rio Grande do Sul
Vivem muitos gaúchos
Eles usam bombacha, guaiaca, lenço e camisa.

O gaúcho e a prenda
Fazem seu mate e vão pra praça matear

Depois a prenda pega a carne e dá para o gaúcho
Fazer o churrasco de domingo

Viva o Rio Grande do Sul
Autores:Kemmiely e Carlos

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Cálculo Mental - A história do Dragão

A 31, o Dragão, a Princesa e o Mago calculando 'de cabeça'

Em uma longínqua terra vivia uma corajosa princesa que queria salvar seu país de um terrível dragão, que destruiu 7 celeiros e colocou fogo em 9 casas. Quantas propriedades ele destruiu? 
O poder do dragão vinha de seus 13 dentes mágicos. Para salvar seu país, a princesa teria que retirar 4 dentes mágicos do dragão, que não tinha mais mágicas para fazer mal algum. Com quantos dentes o dragão ficaria? 
A princesa fez um plano: ela ordenou que seus doceiros reais preparassem os mais gostosos doces da cidade. Pegou uma sacola e colocou 9 doces e deixou na mão direita, outra sacola com mais 9 doces e colocou na mão esquerda. Quantos doces ela tinha nas duas mãos? 
E saiu a procura do dragão. Quando ela o achou, ele estava dentro de uma caverna e ela começou a alimentá-lo. O dragão comeu 5 imediatamente, e depois mais 6. E então ele comeu mais 4. Quantos ele comeu no total?
Logo o dragão ficou com uma enorme dor de dente. A princesa disse: "se acalme, eu sou dentista!" Ela escalou a boca do dragão e começou a puxar os dentes. A princesa puxou 8 dos 13 dentes do dragão. Com quantos dentes ele está agora? 
Mas o dragão continuou a urrar muito bravo e ela saiu correndo e foi perguntar para o Mago Turú o que ele achava que poderia ter ocorrido. O tal Mago morava em cima de uma enorme montanha encantada. E as pessoas só podiam chegar lá dando pulinhos. Com muita determinação em salvar seu país do terrível dragão, a princesinha saiu pulando na estradinha que dava 4voltas na montanha, como para cada volta ela tinha que dar 2 pulinhos. 
O Mago disse pra ela o seguinte: " Os verdadeiros poderes mágicos do dragão estão nos caninos." Quantas palavras o Mago falou para a princesa? 
Ela entendeu a mensagem, voltou correndo para o palácio e ordenou ao cozinheiro real que fizesse o doce mais duro que ele conhecesse. O cozinheiro fez então: 4 tachos de rapadura com 2 kg cada. Quantos quilos de rapadura foram feitos? 
Ela deixou os 4 tachos na porta da caverna onde o dragão urrava desesperadamente. Quando ele sentiu o cheiro dos doces veio correndo e comeu um kilo para experimentar. Quantos quilos sobraram? 
Como ele gostou muito ele voltou e comeu tudo o que podia agüentar: 5kg! Quantos quilos sobraram desta vez? 
Aí começou a dor de dente de novo e ele começou a urrar e a chamar pela princesa-dentista. Ela arrancou os 2 caninos e o dragão perdeu seus poderes mágicos. Com quantos dentes ele acabou ficando? 
Ele ficou muito bonzinho, tão bonzinho que a princesa resolveu convidá-lo para ir morar no castelo e ele concordou em ir morar lá em paz. Mas o dragão era tão grande e espaçoso que ocupou metade dos 48 quartos do castelo. Quantos quartos ele ocupou?
E agora todo dia ele come seis doces de manhã e quatro de tarde, sete dias por semana. Quantos doces ele come por semana? 
Isso para não falar não seu café da manhã que é 1 litro de leite, 2 pacotes de bolacha, 3 maçãs, 4 torradas, e finalmente ele está pronto para o melhor: 5 cajuzinhos, 6 bolachas de coco, 7 bombons, 8 tortas de chocolate, 9 bolos de andares. Com tudo isso ele vive bem calminho no castelo e todo o povoado diz:
Viva a princesinha que conseguiu reduzir o mau humor do dragão a ZERO!!!!