Trabalhando questões ambientais a turma 31 aproveitou-se do material que seria jogado no lixo para criar brinquedos. O mais legal dessa atividade foi o desafio vivenciado pela turma: confeccionar um brinquedo bem legal para o colega Guilherme. Convivendo um ano com o Gui a turma teve condições de avaliar o que chamaria sua atenção. Brinquedos sonoros foram a sensação do dia. O Gui amou. A turma aprendeu e o Meio Ambiente agradeceu!
Misturando imaginação com mágica, imagem e postagem... Atividades realizadas pelo 4º ano 42 da EMEF. Presidente Costa e Silva- Panambi/RS
terça-feira, 20 de novembro de 2012
quinta-feira, 26 de julho de 2012
Eis o Marcelo, Marmelo, Martelo....
Depois de "passar passeando" por aí, o Marcelo voltou para a escola....Muito aprendeu e ensinou com seus porquês curiosamente interessantes... Um pedaço da turma com o pedaço que sobrou inteiro do boneco...embaixo da camiseta só a turma pra contar o que restou...Valeu! Até a próxima!
quinta-feira, 19 de julho de 2012
Do que é feita a nuvem??? Do que é feita a neve???
A música mais badalada do 3º ano...
Combina demais com a 31 e com o nosso projeto.
'8 anos' da Adriana Calcanhoto.
Combina demais com a 31 e com o nosso projeto.
'8 anos' da Adriana Calcanhoto.
A curiosidade de vocês me deixa curiosamente feliz!!!
domingo, 22 de abril de 2012
Por que a nossa cabeça, fabrica tantos por quês?
a. Título do projeto:
POR QUE A
NOSSA CABEÇA FABRICA TANTOS
POR QUÊS?
b. Escola: EMEF
Presidente Costa e Silva
c. Município/RS: Panambi RS
d. Professoras
responsáveis: Aline Lopes e Simone Kich
e. Público alvo: 3º anos, turmas 31 e 32
f. Tempo
previsto: 1 mês
2. CONTEÚDOS:
·
Leitura
·
Escrita
·
Valores, sentimentos, convivência
·
Mudanças e
permanências (história)
3. OBJETIVOS:
·
Pesquisar;
·
Comparar;
·
Explorar;
·
Observar;
·
Interagir.
4. RECURSOS UTILIZADOS:
§ Internet;
§ Música;
§ Poesia;
§ Objetos variados
para confecção de bonec0 (botões, enchimento, tecido, lã, adereços...)
§ Livro: Marcelo, Marmelo, Martelo – Ruth Rocha
§ Livro: menino esquisito – Pablo Morenno
5. DESCRIÇÃO DO PROJETO:
O projeto
parte da leitura do poema: O Curió Curioso do Livro “Menino esquisito” Pablo
Morenno
·
Cantar o poema (ele é musicado em CD)
·
Registrar o poema pictoricamente
·
Elaborar coletivamente algumas perguntas que são da curiosidade dos
alunos assim como fez o Curió Curioso.
·
Reservar as perguntas numa caixinha coletiva (a mesma caixinha para as
duas turmas)
·
Cantar a música ‘8 anos’ da Ana Carolina
·
Contar a história ‘Marcelo, Marmelo, Martelo’ de Ruth Rocha- que é um
garoto muito curioso
·
Instigar a turma para que uma mãe confeccione em tecido um boneco do
Marcelo, marmelo, martelo para nós (só o corpo)
·
Combinar com a turma que cada dia um aluno levará o Marcelo para casa e
enriquecerá ele com algum adereço (olhos, roupa, boca, cabelos...)
·
Junto com o Marcelo irá uma das perguntas da caixinha. Os pais tentarão
responde-las como ‘pensarem’ num caderninho que irá acompanhar o Marcelo.
·
No dia seguinte leremos as respostas e veremos que adereço o Marcelo
ganhou e assim sucessivamente até o término das perguntas.
ÁPICE DO
PROJETO:
O Marcelo
da turma 31 encontrar-se com o Marcelo da turma 32
Reunir as
turmas e passar para eles alguns vídeos do youtube que respondam as perguntas
que o Marcelo fez. Finalizar o nosso encontro com a conclusão de que as coisas
só acontecem e viram porquês quando muita gente pensa junto e ‘põem a mão na
massa’ assim como fizemos com os bonecos. As coisas só surgem com a mão de
todos!
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Encolhidos e Encoelhados...
Chuvarada encolheu a turminha hoje, mas a Páscoa encoelhou-os de alegria...
Jesus está vivo e trouxe vocês pra mim. Feliz Páscoa da profe...
sábado, 18 de fevereiro de 2012
Dois mil e (Doce)...
Que seja doce nosso 2012 turminha 31 e que possamos aprender bastante sempre movidos pelo carinho, dedicação, responsabilidade e amor!
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Projeto Afro: Trança, criança
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
a.Título do projeto:
b. Escola: EMEF Presidente Costa e Silva
c. Município/RS: Panambi RS
d. Professoras responsáveis: Aline Lopes e Simone Kich
e. Público alvo: 3º anos, turmas 31 e 32
f. Tempo previsto: 1 mês
2. CONTEÚDOS:
· Leitura
· Escrita
· Termo afro brasileiro
· Consciência negra
· Semelhanças e diferenças entre as pessoas, as famílias e os grupos
· Diversidade cultural: outros grupos étnicos que formam nossa população (a cultura afro descendente que forma nossa sociedade)
OBJETIVO GERAL: Reconhecer e valorizar as contribuições do negro na formação étnica, cultural e econômica brasileira.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Valorizar a história do povo africano e a cultura afro brasileira, na construção histórica e cultural do nosso povo;
· Discutir e conhecer as personalidades negras que são destaques nas diversas áreas do conhecimento;
· Conhecer as crenças, danças, artes visuais e músicas afro;
· Pesquisar como viviam as comunidades quilombolas no Brasil;
· Analisar a relação entre o negro e o preconceito;
4. RECURSOS UTILIZADOS:
- Textos;
- Livros;
- Internet;
- Música;
- Materiais para confecção de adornos (miçangas, canudinhos e fios de nylon)
- Revistas e materiais diversos para recortes;
ATIVIDADES:
- Montar painel com recortes (negros que estão deixando sua contribuição na sociedade)
- Leitura dos livros:
1. O amigo do Rei (Ruth Rocha)
2. Chuva de Manga (James Rumford)
3. O menino marrom (Ziraldo)
· Produção de poesias, histórias em quadrinhos e desenhos a partir dessas literaturas
· Reconto da canção ‘boi da cara preta’ e sua relação com o preconceito
· Caça- palavras sobre os alimentos afro que fazem parte da nossa mesa
· Participar de Sarau Literário literatura afro
· Confecção de pulseiras, anéis, colares com canudinhos e miçangas (adornos)
· Participar de oficina de degustação culinária (afro)
· Participar de roda de capoeira
· Ouvir as músicas e discuti-las
1. Kizomba- Martinho da Vila
2. Candeia- Caetano e Gilberto
3. Canto das três raças- Clara Nunes
4. A mão da limpeza- Gilberto Gil
5. Postagens no blog da turma.
· Leitura de textos informativos
· Assistir aos seguintes vídeos no youtube:
· http://www.youtube.com/watch?v=FA2Ob-Jk1FI A história dos Quilombos
· http://www.youtube.com/watch?v=cNye4U7FwKQ&feature=related Cultura Afro e influências no Brasil
· http://www.youtube.com/watch?v=W9eBpv-WPAs&feature=related Explicação do livro Menina Bonita do Laço de Fita
· http://www.youtube.com/watch?v=_gnymnZPagI Personalidades Negras
6. Dia da Trança: (fazer penteados - tranças e organizar desfile com os adornos confeccionados em sala de aula)
Brincadeira "Escravos de Jó" com copos
VÍDEOS TRABALHADOS:
CRIANÇAS AFRICANAS: BERLINDES E BERLOQUES
BRUNA E A GALINHA D'ANGOLA
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
PALAVRAS AFRICANAS
Assinar:
Postagens (Atom)