terça-feira, 20 de novembro de 2012

O que o Planeta vai ser quando eu crescer?

Trabalhando questões ambientais a turma 31 aproveitou-se do material que seria jogado no lixo para criar brinquedos. O mais legal dessa atividade foi o desafio vivenciado pela turma: confeccionar um brinquedo bem legal para o colega Guilherme. Convivendo um ano com o Gui a turma teve condições de avaliar o que chamaria sua atenção. Brinquedos sonoros foram a sensação do dia. O Gui amou. A turma aprendeu e o Meio Ambiente agradeceu!



quinta-feira, 26 de julho de 2012

Eis o Marcelo, Marmelo, Martelo....

Depois de "passar passeando" por aí, o Marcelo voltou para a escola....Muito aprendeu e ensinou com seus porquês curiosamente interessantes... Um  pedaço da turma com o pedaço que sobrou inteiro do boneco...embaixo da camiseta só a turma pra contar o que restou...Valeu! Até a próxima!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Do que é feita a nuvem??? Do que é feita a neve???

A música mais badalada do 3º ano...
Combina demais com a 31 e com o nosso projeto.
'8 anos' da Adriana Calcanhoto. 
A curiosidade de vocês me deixa curiosamente feliz!!!


domingo, 22 de abril de 2012

Por que a nossa cabeça, fabrica tantos por quês?


a.  Título do projeto:
POR QUE A NOSSA CABEÇA FABRICA TANTOS 
POR QUÊS?

b.     Escola:  EMEF Presidente Costa e Silva
c.      Município/RS:  Panambi RS
d.     Professoras responsáveis: Aline Lopes e Simone Kich
e.     Público alvo:   3º anos, turmas 31 e 32
f.       Tempo previsto: 1 mês

2.     CONTEÚDOS:
·         Leitura 
·        Escrita
·        Valores, sentimentos, convivência
·        Mudanças e permanências (história)

   3. OBJETIVOS:
·        Pesquisar;
·        Comparar;
·        Explorar;
·        Observar;
·        Interagir.

4. RECURSOS UTILIZADOS:
§   Internet;
§   Música;
§  Poesia;
§   Objetos variados para confecção de bonec0 (botões, enchimento, tecido, lã, adereços...)
§  Livro: Marcelo, Marmelo, Martelo – Ruth Rocha
§  Livro: menino esquisito – Pablo Morenno

        

    5. DESCRIÇÃO DO PROJETO:
O projeto parte da leitura do poema: O Curió Curioso do Livro “Menino esquisito” Pablo Morenno
·        Cantar o poema (ele é musicado em CD)
·        Registrar o poema pictoricamente
·        Elaborar coletivamente algumas perguntas que são da curiosidade dos alunos assim como fez o Curió Curioso.
·        Reservar as perguntas numa caixinha coletiva (a mesma caixinha para as duas turmas)
·        Cantar a música ‘8 anos’ da Ana Carolina
·        Contar a história ‘Marcelo, Marmelo, Martelo’ de Ruth Rocha- que é um garoto muito curioso
·        Instigar a turma para que uma mãe confeccione em tecido um boneco do Marcelo, marmelo, martelo para nós (só o corpo)
·        Combinar com a turma que cada dia um aluno levará o Marcelo para casa e enriquecerá ele com algum adereço (olhos, roupa, boca, cabelos...)
·        Junto com o Marcelo irá uma das perguntas da caixinha. Os pais tentarão responde-las como ‘pensarem’ num caderninho que irá acompanhar o Marcelo.
·        No dia seguinte leremos as respostas e veremos que adereço o Marcelo ganhou e assim sucessivamente até o término das perguntas.

ÁPICE DO PROJETO:
O Marcelo da turma 31 encontrar-se com o Marcelo da turma 32
Reunir as turmas e passar para eles alguns vídeos do youtube que respondam as perguntas que o Marcelo fez. Finalizar o nosso encontro com a conclusão de que as coisas só acontecem e viram porquês quando muita gente pensa junto e ‘põem a mão na massa’ assim como fizemos com os bonecos. As coisas só surgem com a mão de todos!



quinta-feira, 5 de abril de 2012

Encolhidos e Encoelhados...

Chuvarada encolheu a turminha hoje, mas a Páscoa encoelhou-os de alegria...
Jesus está vivo e trouxe vocês pra mim. Feliz Páscoa da profe...

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Dois mil e (Doce)...

Que seja doce nosso 2012 turminha 31 e que possamos aprender bastante sempre movidos pelo carinho, dedicação, responsabilidade e amor! 

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Projeto Afro: Trança, criança


1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

a.Título do projeto:
TRANÇA, CRIANÇA

b.     Escola:  EMEF Presidente Costa e Silva
c.      Município/RS:  Panambi RS
d.     Professoras responsáveis: Aline Lopes e Simone Kich
e.     Público alvo:   3º anos, turmas 31 e 32
f.     Tempo previsto: 1 mês

2.     CONTEÚDOS:
·        Leitura    
·        Escrita
·        Termo afro brasileiro
·        Consciência negra
·  Semelhanças e diferenças entre as pessoas, as famílias e os grupos
·        Diversidade cultural: outros grupos étnicos que formam nossa população (a cultura afro descendente que forma nossa sociedade)


OBJETIVO GERAL: Reconhecer e valorizar as contribuições do negro na formação étnica, cultural e econômica brasileira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
·        Valorizar a história do povo africano e a cultura afro brasileira, na construção histórica e cultural do nosso povo;
·        Discutir e conhecer as personalidades negras que são destaques nas diversas áreas do conhecimento;
·        Conhecer as crenças, danças, artes visuais e músicas afro;
·        Pesquisar como viviam as comunidades quilombolas no Brasil;
·        Analisar a relação entre o negro e o preconceito;

4. RECURSOS UTILIZADOS:
  •   Textos;
  •  Livros;
  •   Internet;
  •    Música;
  •   Materiais para confecção de adornos (miçangas, canudinhos e fios de nylon)
  •  Revistas e materiais diversos para recortes;

        ATIVIDADES: 
  •         Montar painel com recortes (negros que estão deixando sua contribuição na sociedade)
  •         Leitura dos livros:
1.    O amigo do Rei (Ruth Rocha)
2.    Chuva de Manga (James Rumford)
3.    O menino marrom (Ziraldo)
·        Produção de poesias, histórias em quadrinhos e desenhos a partir dessas literaturas
·        Reconto da canção ‘boi da cara preta’ e sua relação com o preconceito
·        Caça- palavras sobre os alimentos afro que fazem parte da nossa mesa
·        Participar de Sarau Literário literatura afro
·        Confecção de pulseiras, anéis, colares com canudinhos e miçangas (adornos)
·        Participar de oficina de degustação culinária (afro)
·        Participar de roda de capoeira
·        Ouvir as músicas e discuti-las
1.    Kizomba- Martinho da Vila
2.    Candeia- Caetano e Gilberto
3.    Canto das três raças- Clara Nunes
4.    A mão da limpeza- Gilberto Gil
5.    Postagens no blog da turma.
·        Leitura de textos informativos
·        Assistir aos seguintes vídeos no youtube:
·        http://www.youtube.com/watch?v=FA2Ob-Jk1FI  A história dos Quilombos
·        http://www.youtube.com/watch?v=cNye4U7FwKQ&feature=related Cultura Afro e influências no Brasil
·        http://www.youtube.com/watch?v=W9eBpv-WPAs&feature=related Explicação do  livro Menina Bonita do Laço de Fita
·        http://www.youtube.com/watch?v=_gnymnZPagI   Personalidades Negras
       
Culminância do Projeto entre a turma 31 e 32

6.   Dia da Trança: (fazer penteados - tranças e organizar desfile com os adornos confeccionados em sala de aula)

REGISTRO DAS ATIVIDADES






















Brincadeira "Escravos de Jó" com copos

VÍDEOS TRABALHADOS:

CRIANÇAS AFRICANAS: BERLINDES E BERLOQUES

BRUNA E A GALINHA D'ANGOLA

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

PALAVRAS AFRICANAS